A natureza no seu estado puro

A Quinta

Todas as quintas têm uma história. Esta inicia em 2007, com o casal Luís e Lurdes a regressar às origens, através de um projecto sustentado que respeita a natureza, o homem, as artes e tradições. As viagens que fizeram com alguma regularidade à aldeia da mãe da Lurdes – Vinhó, concelho de Gouveia, no sopé da Serra da Estrela – precipitaram a decisão de ali adquirir uma propriedade. Na região existem paisagens deslumbrantes, autênticos quadros vivos onde predominam vales de terras férteis.

O sonho materializou-se com a aquisição da Quinta Madre de Água – Hotel Serra da Estrela, com 16 hectares, onde existiam algumas construções em pedra granítica, uma parcela de vinha com 40 anos, muitas oliveiras, carvalhos, castanheiros, pinheiros, cerejeiras centenárias, formações rochosas da era Glaciar e muitos poços de água. Será esta quinta a dar o nome ao projecto Madre de Água, em que o logotipo representa a imagem dos cristais da água.

Inspire-se com as nossas paisagens

As Valências

Estabilizado o conceito, construiu-se um hotel de charme com 10 quartos e um restaurante, onde se recebem os hóspedes em ambiente familiar. O projecto engloba também uma queijaria, que alia a tradição às novas tecnologias na arte de produzir o famoso queijo da Serra da Estrela certificado, um ovil e um rebanho de 500 ovelhas da raça bordaleira e uma coudelaria que enaltece e preserva o cavalo de pura raça Lusitana. O picadeiro construído com materiais da região – perfeitamente enquadrados na paisagem – e ali irá desenvolver serviços associados ao cavalo e à arte de bem cavalgar.

Futuramente será ainda recuperada e ampliada uma adega centenária onde serão vinificados os vinhos Madre de Água. Nos terrenos existem também vinhas, oliveiras e pomares onde predomina a pêra rocha, a maçã golden e a bravo Esmolfe, e muitas roseiras com as mais variadas cores. Entretanto foram adquiridas outras quintas vizinhas – Santo António, Regada, Caramuja Nossa Senhora do Porto – que perfazem a área de 60 hectares onde todos estes edifícios estão a ser construídos.

A nossa Missão

É óbvio que não se pode deixar de referenciar que uma das fortes razões de toda esta paixão é o amor de Lurdes pelos animais. Ainda muito nova começou defender a causa animal, com especial enfoque nos cães errantes. Assim, neste projecto foram criados espaços e condições para acolher animais que hoje fazem parte da rotina diária da propriedade.

É por tudo isto que visitar a Quinta Madre de Água – Hotel Serra da Estrela não é só vir a uma simples quinta. Há muito para ver, sentir, descobrir. Porque foi tudo feito com grande paixão, respeito pela natureza e pelos animais. E porque a sua missão e responsabilidade social é também dar a conhecer este modo de estar na vida.