Vinhos únicos de excelência

A Adega

A Adega Madre de Água – Serra da Estrela situa-se na região do Dão, produtora de alguns dos melhores vinhos nacionais, detentores de grande qualidade e elegância. A sua história, os seus contrastes, as suas vinhas circundadas por um conjunto de serras que as protegem das influências exteriores, dão a estes vinhos características únicas de aroma e sabor.

Um terroir de excelência, onde estão implantadas as cepas da Quinta Madre de Água – Serra da Estrela, muitas delas já existentes quando os terrenos foram comprados pelos actuais proprietários. É o caso das vinhas na Quinta de Santo António e na Quinta da Regada, com idades compreendidas entre os 15 e 40 anos.

A paixão pelo vinho foi outro sonho tornado realidade. As condições de excelência, aliadas às vinhas existentes e à vontade de plantar mais para produzir vinhos de qualidade, foram o passo natural a dar. Actualmente, a Quinta Madre de Água – Serra da Estrela conta com 16 hectares, divididos pelas suas quintas, com castas brancas e tintas, nacionais e estrangeiras. As vinhas encontram-se implantadas a 600 metros de altitude. Uma nova adega que será construída na Quinta da Caramuja, resultado da remodelação e ampliação de uma adega centenária.

As vinhas

As vinhas, já por diversas vezes premiadas como as melhores do Dão, são trabalhadas por uma equipa que coloca todo o seu saber e paixão. Ao longo destes anos foi definida uma estratégia de recolha de dados, do terroir e da planta, para retirar o melhor partido da uva. As vindimas são sempre realizadas manualmente, em que a produção por hectare é controlada para se obter o melhor das uvas. Na adega, seleccionam-se os melhores bagos. As primeiras experiências, realizadas em 2011 e nos anos seguintes, serviram para testar a qualidade das uvas, e só a partir de 2015 foram lançadas as primeiras colheitas, existindo uma clara aposta em vinhos monovarietais.

Castas brancas: Encruzado, Gouveio, Bical, Semillon
Castas tintas: Tinta-Roriz, Touriga-Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Syrah, Merlot e Carbernet Sauvignon

As uvas, até agora vinificadas numa adega alugada a poucos quilómetros de distância, irão brevemente ter nova morada na Quinta Madre de Água – Hotel Serra da Estrela, assim que se reunirem as condições necessárias para se avançar com o novo projecto: uma nova adega que será construída na Quinta da Caramuja, resultado da remodelação e ampliação de uma adega centenária, dotada das mais modernas tecnologias e comodidades, onde se irão realizar diversas actividades de enoturismo.

Os Vinhos

Conheça os nossos vinhos.

COLHEITA BRANCO 2019
ROSADO 2020
COLHEITA TINTO 2018
TOURIGA NACIONAL 2019
SYRAH 2018
Merlot 2016

Viticultura e enologia

Paulo Nunes

Licenciado em Engenharia Alimentar, completou a sua formação com o Mestrado de Qualidade e Tecnologia Alimentar na Escola Superior Agrária de Viseu.

O seu percurso incluiu o Instituto da Vinha e do Vinho, a empresa de consultoria “Vines&Wines” e a criação do Projecto Decisão Vinhos, na Região Demarcada de Távora-Varosa. A partir 2010 passou a ser o Enólogo Consultor de várias quintas da região do Dão.