Vinhos únicos de excelência

A Adega

A Adega Madre de Água – Serra da Estrela situa-se na região do Dão, produtora de alguns dos melhores vinhos nacionais, detentores de grande qualidade e elegância. A sua história, os seus contrastes, as suas vinhas circundadas por um conjunto de serras que as protegem das influências exteriores, dão a estes vinhos características únicas de aroma e sabor.

Um terroir de excelência, onde estão implantadas as cepas da Quinta Madre de Água – Serra da Estrela, muitas delas já existentes quando os terrenos foram comprados pelos actuais proprietários. É o caso das vinhas na Quinta de Santo António e na Quinta da Regada, com idades compreendidas entre os 15 e 40 anos.

A paixão pelo vinho foi outro sonho tornado realidade. As condições de excelência, aliadas às vinhas existentes e à vontade de plantar mais para produzir vinhos de qualidade, foram o passo natural a dar. Actualmente, a Quinta Madre de Água – Serra da Estrela conta com 16 hectares, divididos pelas suas quintas, com castas brancas e tintas, nacionais e estrangeiras. As vinhas encontram-se implantadas a 600 metros de altitude. Uma nova adega que será construída na Quinta da Caramuja, resultado da remodelação e ampliação de uma adega centenária.

As vinhas

As vinhas, já por diversas vezes premiadas como as melhores do Dão, são trabalhadas por uma equipa que coloca todo o seu saber e paixão. Ao longo destes anos foi definida uma estratégia de recolha de dados, do terroir e da planta, para retirar o melhor partido da uva. As vindimas são sempre realizadas manualmente, em que a produção por hectare é controlada para se obter o melhor das uvas. Na adega, seleccionam-se os melhores bagos. As primeiras experiências, realizadas em 2011 e nos anos seguintes, serviram para testar a qualidade das uvas, e só a partir de 2015 foram lançadas as primeiras colheitas, existindo uma clara aposta em vinhos monovarietais.

Castas brancas: Encruzado, Gouveio, Bical, Semillon
Castas tintas: Tinta-Roriz, Touriga-Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Syrah, Merlot e Carbernet Sauvignon

As uvas, até agora vinificadas numa adega alugada a poucos quilómetros de distância, irão brevemente ter nova morada na Quinta Madre de Água – Hotel Serra da Estrela, assim que se reunirem as condições necessárias para se avançar com o novo projecto: uma nova adega que será construída na Quinta da Caramuja, resultado da remodelação e ampliação de uma adega centenária, dotada das mais modernas tecnologias e comodidades, onde se irão realizar diversas actividades de enoturismo.

Os Vinhos

Conheça os nossos vinhos.

COLHEITA BRANCO 2016
ROSADO 2016
COLHEITA TINTO 2016
TOURIGA NACIONAL 2016
SYRAH 2016
TOURIGA NACIONAL 2011

Viticultura e enologia

Paulo Nunes

Licenciado em Engenharia Alimentar, completou a sua formação com o Mestrado de Qualidade e Tecnologia Alimentar na Escola Superior Agrária de Viseu.

O seu percurso incluiu o Instituto da Vinha e do Vinho, a empresa de consultoria “Vines&Wines” e a criação do Projecto Decisão Vinhos, na Região Demarcada de Távora-Varosa. A partir 2010 passou a ser o Enólogo Consultor de várias quintas da região do Dão.